Sistema Integrado de Gestão Empresarial

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial da empresa Avgust S.A. satisfaz os requisitos das normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001.

Em 2006, a Avgust decidiu implementar um sistema de gestão de qualidade (SGQ) que atendesse os requisitos da norma internacional ISO 9001:2000.

O escopo da certificação foi a principal atividade da Avgust: pesquisa, desenvolvimento e produção de defensivos agrícolas. No sistema, foi incluida a empresa gestora, em Moscou, e a sua principal base de produção — a filial «Fábrica de Vurnary de Produtos Agroquímicos», situada na cidade de Vurnary, na República da Chuváchia, Rússia.

A gestão de qualidade requer uma melhoria constante da atividade da empresa e o aumento da satisfação do cliente. A adesão a estes princípios impõe à empresa sérios compromissos. Manter e desenvolver o sistema de gestão da qualidade exige um trabalho constante para melhorar o sistema interno de gestão, renovar a base produtiva e tecnológica, obter de feedback por parte dos clientes e dos demais parceiros da empresa, levando em consideração os seus desejos e necessidades. Um requisito obrigatório da norma é o envolvimento direto dos funcionários na melhoria do sistema de gestão, incluindo a organização de auditorias internas.

A conformidade do SGQ da Avgust aos requisitos da norma foi confirmada em abril de 2007 pelo órgão oficial de certificação internacional «Bureau Veritas Certification».

O passo seguinte foi dominar o sistema de gestão na área do meio ambiente e da segurança e saúde ocupacional, em conformidade com a norma ISO 14001 e OHSAS 18001.

Uma etapa importante na preparação para a certificação ISO 14001:2004 foi a criação de registros dos «aspectos ambientais», ou elementos da atividade, e produção ou serviços da organização, que podem ter impacto sobre o meio ambiente.

As principais providências para implementar o sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho incluíram a identificação dos perigos e avaliação dos riscos, com base nos quais foram elaborados registros desses mesmos perigos e riscos, e foram igualmente identificados os riscos mais significativos e implementadas medidas para a sua prevenção.

Desde o início de 2008, existe na Avgust um sistema corporativo integrado de gestão que obedece às normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e aos requisitos estabelecidos pela própria empresa na sua política de domínio da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional.

Segundo a Organização Russa para a Qualidade, são poucas as empresas privadas russas que conseguem alcançar um padrão tão elevado no campo da gestão industrial.